A ação do colesterol no organismo

O colesterol é um tipo de gordura sintetizada no fígado, necessária ao funcionamento normal do organismo. O colesterol que temos no sangue depende da quantidade fabricada pelo nosso próprio corpo e da quantidade de gordura saturada existente em alimentos de origem animal (carnes, leite e derivados, gema de ovo) ou de origem vegetal (óleo de coco, manteiga de cacau, óleo de amendoim) que comemos.
O excesso de colesterol pode depositar-se nas artérias até que elas fiquem entupidas, provocando um "ataque do coração". Se uma artéria que supre sangue para o cérebro ficar entupida, poderá ocorrer um "derrame".

O não tratamento da hipercolesterolemia - alta taxa de colesterol ruim, o LDL -, pode levar a doenças coronarianas, como angina, infarto do miocárdio, doença vascular cerebral (AVC) e até a morte.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no Brasil, num total de 300 mil pessoas por ano, número que aumenta a cada ano.

Em 1996, considerando o total de óbitos no Brasil, 32% deles ocorreram por conta de doenças do aparelho circulatório, sendo que em 1930 o total foi de 12%.

O mais grave do colesterol aumentado é o fato do paciente ser assintomático, não perceber que tem o problema até que apareça o sintoma de alguma dessas doenças. Os jovens também merecem atenção em casos de aumento da taxa de colesterol ruim.

Equivocadamente, ainda se acredita que o tratamento não é necessário dependendo da idade do paciente, o que pode ser um erro fatal.

_____________________________________________________________________________________

A água ajuda na perda de peso

Para manter a forma, é preciso ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e tomar muita água. A água é essencial às dietas de emagrecimento. Milagres ela não faz, visto que é preciso comer corretamente e iniciar uma atividade física para alcançar uma boa forma. Mas não há dúvida de que ela pode ser o que falta para que seu regime dê certo.

1) Ajuda a combater a gordura:
Água na dose certa leva a pessoa a comer menos e a normalizar o funcionamento dos intestinos porque: Aumenta a saciedade: Ela é grande parceira da reprogramação alimentar, que prescreve muitos legumes, frutas e verduras para a manutenção da boa forma. É que as fibras presentes nos vegetais incham como esponja macia quando em contato com a água, o que garante sensação de estômago cheio com menos alimentos.
Reduz a absorção de gorduras: Nos intestinos, as fibras solúveis (presentes na aveia, por exemplo) ligam-se às moléculas de gordura, diminuindo sua absorção – o que otimiza a perda de peso e ajuda a manter o colesterol sob controle.
Minimiza a prisão de ventre Já as fibras insolúveis (encontradas no farelo de trigo, entre outros) passam varrendo os intestinos dos resíduos alimentares. Livre das toxinas, o corpo fica mais leve e funciona melhor.

2) Aumenta a auto-estima
A água previne a celulite e deixa a pele mais bonita.
Hidrata naturalmente a pele: A água mantém o maior órgão do corpo com aparência fresca e luminosa. Ela é responsável pela hidratação das camadas profundas da pele. Ao contrário do que as pessoas imaginam, os hidratantes não repõem água, apenas criam uma barreira que não deixa a cútis desidratar.A água previne a celulite: por carregar para fora do corpo as toxinas, ela é indicada para prevenir e tratar essas ondulações.

3) Melhora o metabolismo como um todo.
Imprescindível à vida, a água participa de inúmeras funções corporais:
Ajuda na formação de células e líquidos orgânicos: Ela está presente na manutenção e multiplicação celular, bem como na formação de secreções, como as lágrimas.
Auxilia no controle de temperatura: A água é vital para o mecanismo que regula a temperatura do corpo – lembre-se que você sua em bicas quando está muito quente.
Limpeza: A menos que se tenha alguma doença renal, doses generosas de água resultam em urina clarinha e praticamente inodora, que leva embora os detritos orgânicos.
Previne doenças: Tomar água evita a formação de cálculos renais, impedindo a cristalização de sais que passam pelos rins.

4 ) A Dose certa
É essencial fornecer ao corpo um mínimo 1 litro de água limpa e potável por dia para substituir a que é perdida pelo organismo. Essa quantidade é complementada pela alimentação e pode ser maior no verão ou caso se pratique exercícios físicos. Pode-se até beber água durante as refeições. É que a água umedece o bolo alimentar e facilita a digestão.
_____________________________________________________________________________________

Celulite

A celulite é uma doença da pele que atinge nada menos que 90% das mulheres, e ao contrário do que se pensa, não está relacionada com obesidade. Aparece em pessoas obesas, e magras. A celulite só não aparece nos homens.

FATORES QUE CAUSAM A CELULITE

Hormônios: está comprovado que as mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher são uma das principais causas da celulite.

Puberdade, TPM, pílula anticoncepcional e gravidez causam alterações hormonais que provocam a celulite.

Dieta e exercícios: Na verdade a celulite aparece devido a fatores hormonais mas falta de exercício físico e dieta desbalanceada pioram o quadro. Sedentarismo e alimentação rica em gordura e sal devem ser evitados.

Fumo e álcool : A nicotina do cigarro provoca constrição dos vasos sangüíneos, levando a um acúmulo de líquidos e a uma menor drenagem linfática. Já o álcool aumenta a deposição de gordura nos tecidos. Combinados são a dupla perfeita para a celulite!

COMO PREVENIR:

 

Aumentar o consumo de água para 8 copos ou 2 litros por dia;

Diminuir o consumo de café, chá e álcool (para cada xícara ou copo de café, chá ou bebida alcoólica, beba dois copos de água);

Praticar exercícios regularmente;

Consumir uma dieta baixa em gorduras saturadas e hidratos de carbono (75% de uma refeição deve consistir de frutas, vegetais e cereais integrais; os restantes 25% devem consistir de carne, peixe, ovos, nozes, etc.);

Incorporar um tratamento eficaz para tratar a sua celulite.

TRATAMENTOS QUE VOCÊ MESMA PODE FAZER

Você mesma, na sua casa pode adotar uma série de medidas que com certeza irão prevenir e amenizar a celulite. Além de seguir os conselhos acima você pode caprichar na massagem. Feita sempre em duas sessões diárias de no mínimo 15 minutos por sessão a massagem caseira pode ajudar muito.

Para massagear as áreas afetadas pela celulite é conveniente alternar o uso de um gel redutor pela manhã - que age através de ação térmica - e de um creme liporredutor à noite - que atua sobre os depósitos de gordura

_____________________________________________________________________________________

CONJUNTIVITE

Uma epidemia de conjuntivite, que está chegando em algumas regiões do norte do país, está fazendo com que muitas pessoas busquem informações sobre o assunto.

O que é Conjuntivite?

Conjuntivite é a inflamação da membrana conjuntiva ( membrana que reveste o “branco” dos olhos e a superfície interna das pálpebras), podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras . As três principais causas de conjuntivite são:

Contaminação do olho com bactérias ou vírus. Eles podem ser transmitidos pelas mãos (principalmente), por toalhas, cosméticos (particularmente maquiagem para os olhos) ou uso prolongado de lentes de contato. Os dois tipos de infecção são contagiosos.
Irritantes são outra causa de conjuntivite. Os causadores podem ser a poluição do ar, fumaça (cigarro), sabão, sabonetes, sprays, maquiagens, cloro, produtos de limpeza, etc.
Alguns indivíduos apresentam conjuntivite alérgica (sazonal), devido a alergia à pólens.

Principais Sintomas

Varias combinações dos seguintes sintomas podem estar presentes:

coceira
olhos vermelhos,
secreção ( pode ser desde aquosa até purulenta, o tipo depende da causa),
lacrimejamento,
pálpebras inchadas,
fotofobia (sensibilidade à luz)
sensação de corpo estranho nos olhos ("areia nos olhos").

 

Duração

Na maioria dos casos dura de poucos dias a duas semanas. Conjuntivite alérgica dura enquanto o alérgeno estiver presente.

Tratamento

O tratamento varia dependendo da causa. Medicações (pomadas ou colírios) podem ser recomendadas para acabar com a infecção, aliviar os sintomas da alergia e/ou diminuir o desconforto.

Cuidados:

Lave suas mãos com frequência.
Não coloque as mãos nos olhos para evitar a recontaminação.
Evite coçar os olhos para diminuir a irritação da área.
Lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas.
Ao usar, não encoste o frasco do colírios ou da pomada no olho.
Evite a exposição à agentes irritantes (fumaça) e/ou alégenos (pólen) que podem causar a conjuntivite.
Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite.
Não use lentes de contato se estiver usando colírios ou pomadas.

Pode-se prevenir as conjuntivites?

É difícil prevenir-se das conjuntivites, mas algumas medidas podem diminuir o risco de você adquirir uma conjuntivite, que são:

Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas).
Evite compartilhar toalhas de rosto.
Lave as mãos com frequência e não coloque-as nos olhos.
Use óculos de mergulho para nadar, ou óculos de proteção se você trabalha com produtos químicos
Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição (ou que foram indicados para outra pessoa).
Evite nadar em piscinas sem cloro ou em lagos.

ATENÇÃO:

Se ocorrer algunm destes problemas, contate seu médico:


Alterações visuais.
Dor ocular intensa.
Dor ao movimentar os olhos.
Febre.
Não melhora com o uso de medicamentos.
Secreção continua após o término do uso dos medicamentos.
Aumento da sensibilidade à a luz.

O acompanhamento do oftalmologista é importante para o diagnóstico do tipo de conjuntivite e para o adequado tratamento.
_____________________________________________________________________________________

Cuidados simples para evitar micoses.

A micose é uma doença causada por fungos, pequenos organismos encontrados na natureza (em seres humanos, em animais, na poeira de casa, em roupas, no solo, etc). Eles têm necessidade de umidade e calor para sua reprodução, daí sua preferência, no corpo humano, por regiões como os espaços entre os dedos do pé, unhas e dobras da pele como a virilha, a região genital e as axilas. Por isso, é preciso ter cuidado com tudo que tem umidade. Enxugue bem os pés, após o banho. Se preferir, use o secador de cabelos entre os dedos. Prefira as meias de algodão e evite sapatos muito fechados. Nunca ande descalço em pisos úmidos ou em locais públicos. Deve-se evitar também roupas apertadas ou de tecido sintético, porque impedem a pele de respirar e provocam a má circulação.
A micose pode inicialmente ser confundida com outras doenças similares como eczemas, dermatites, foliculites ou desbotamento de pele provocado por excesso de sol. Por isso, é importante procurar um médico, que fará o diagnóstico correto e irá prescrever o tratamento adequado. Com isso, a doença poderá ser controlada rapidamente.
_____________________________________________________________________________________


Proteja sua pele do frio

O frio exige hidratação reforçada e cuidados redobrados com a pele! Nesta época do ano a pele fica muito mais sensível e sujeita a uma série de problemas que podem se tornar graves se não forem detectados a tempo.

As baixas temperaturas e os ventos frios fazem com que as glândulas que regulam a oleosidade e a hidratação da pele trabalhem menos deixando a pele sem a sua proteção natural que é formada por uma camada de gordura e água.

Uma vez desprotegida, a pele se torna mais sujeita ao ressecamento, às irritações, alergias, infecções e ao envelhecimento precoce, com o aparecimento de linhas e rugas.

E como se não bastasse o efeito prejudicial do frio e dos ventos gelados, é bom lembrar que no inverno você com certeza usa água muito mais quente para tomar banho, alimenta-se de mais produtos gordurosos, come menos frutas e bebe muito menos água.

Que medidas tomar para proteger e preservar a pele durante o inverno?

Tome nota:
1- Evite água muito quente na hora do banho.
2- Não use sabonetes comuns especialmente no rosto, onde a pele é mais sensível.
3- Utilize apenas sabonetes líquidos, formulados para seu tipo de pele e enriquecidos com substâncias hidratantes.
4- Se a pele do rosto for do tipo seca a limpeza pode ser feita com uma loção de limpeza a base de azuleno ou ceramidas.
5- Logo após o banho, com a pele ainda úmida aplique no corpo todo, um hidratante rico em óleos vegetais e aloe vera ou ainda rico em AHAs e vitamina E.
6- Para o rosto escolha um hidratante formulado especialmente para seu tipo de pele. Lembre-se que até mesmo as peles oleosas precisam de hidratação.
7- Caso sua pele apresente algum sinal de irritação, manchas vermelhas, coceiras ou descamação em qualquer local do corpo, isto pode ser sintoma de uma dermatite. Neste caso visitar o médico dermatologista para um exame minucioso é a atitude mais correta!

Os melhores hidratantes

Um bom hidratante deve conter substâncias que sejam eficientes na manutenção da umidade e da oleosidade da pele. Deve ser enriquecido com vitaminas que previnam o envelhecimento gerado pelos radicais livres, deve obrigatoriamente conter filtro solar, deve ter baixo potencial alergênico e ter ação prolongada. Veja a função de cada componente dos cremes hidratantes:

Ceramidas: elas recompõem a camada lipídica da pele.
Vitamina E: além de ser emoliente protege a pele dos radicais livres e dos efeitos maléficos dos raios solares.
Pantenol: é uma vitamina hidrossolúvel que age estimulando a regeneração da pele e protegendo-a das agressões externas.
AHA: é a sigla dos alfa-hidroxiácidos. São substâncias altamente hidratantes. Deixam a pele mais jovem e com vida.
Silícios orgânicos: os silícios são elementos do tecido de sustentação da pele, garantindo sua firmeza e elasticidade.
Filtro solar: protege a pele da radiação maléfica emitida pelo sol.



© 2009 Rosasfarma Farmácia de Manipulação. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por